Por que não se pode conquistar uma montanha

“A única conquista possível é a conquista de nós mesmos…”

 

O planeta Terra é muito mais antigo do que os seres humanos, e o mundo mineral, com suas montanhas e cordilheiras de milhões de anos, é a prova mais eloquente desse fato. Seus cumes imponentes foram testemunhas do despertar da civilização.

 

Estamos, porém, tão impregnados do paradigma de “conquista” que passamos a acreditar que nós somos os “conquistadores” e a natureza, a “conquistada”… Mas não se pode conquistar uma montanha! A única conquista possível é a conquista de nós mesmos através da disciplina, força de vontade e perseverança como ferramentas para se chegar ao cume de uma montanha.

 

Portanto montanhas não podem ser conquistadas, nem por escaladores, nem por Estados… Elas sobreviverão ao ser humano e à civilização, são testemunhas do tempo…

 

Entender isso também implica uma postura mais consciente na relação com a natureza; uma postura de mais humildade, de observador.

Em vez de falar que “conquistamos” a montanha, poderíamos dizer  “conquistei a mim mesmo pela montanha” (ou algo assim), expressando a verdade sobre quem conquista e quem é conquistado.

 

Aumente o som do seu computador e sinta a imponência das montanhas no vídeo acima!

 

Curta e siga a Sertão

Conteúdo relacionado

Comentários

Tags:

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial