Por que o montanhismo é uma escola de vida

“(…) mas lá em cima é só você, não tem escape fácil, não tem muito como se refugiar de si mesmo (TV, vícios, depressão, etc), a não ser encarando e resolvendo os problemas.”

Protegendo-se do frio e do vento a 2797 metros de altitude.

Protegendo-se do frio e do vento a 2797 metros de altitude.

Muito já foi dito sobre os benefícios que o contato com a natureza pode trazer ao homem contemporâneo. Desde os aspectos mais sutis, até situações bem concretas como a paz proporcionada pelo silêncio, as belas paisagens e a necessidade de superação física.

Desde que comecei a subir montanhas percebi que é muito bom estar na natureza e uma prova disso é a constante vontade de retornar, apesar dos vários “apertos” por que passamos com relativa frequência…

Ao superarmos as dificuldades que a montanha nos impõe, vamos criando uma força interior de “sobrevivência” e coragem que nos ajuda a superar dificuldades e crises também na vida cotidiana.

Todo montanhista de verdade já encarou um ou vários “perrengues” montanha acima (ou abaixo!): ficar sem água, ficar perdido por um tempo, tempestades, frio, escassez de alimento, dificuldade com o grupo, estafa física, etc. O risco calculado é parte inerente dessa atividade e temos que aprender a lidar com isso.

 Pedra da Mina, Serra Fina

A montanha nos dá uma perspectiva privilegiada da vida e nos ajuda a distinguir o essencial do não essencial, o medo real do medo do ego… Superar as reais dificuldades da montanha nos ajuda a perceber que aquele “medinho” de mudar de emprego, de mudar de cidade, de declarar-se à alguém, etc. não é nada diante da possibilidade de perder as oportunidades da vida (ou a própria vida).

Todos conhecemos aquela ideia de que faríamos isso ou aquilo se soubéssemos que temos apenas “x” dias de vida… Mas a verdade é que temos mesmo apenas “x” dias de vida para viver intensamente e fazer escolhas corajosas.

O mundo é cheio de riscos que precisamos correr para que a vida valha à pena!

Na montanha, como na vida, encontramos as dificuldades, desafios, medo, etc. Mas lá em cima é só você, não tem escape fácil, não tem muito como se refugiar de si mesmo (TV, vícios, depressão, etc), a não ser encarando e resolvendo os problemas. Afinal, a gente sempre quer voltar pra casa íntegro!

Por isso as montanhas são uma escola de vida e por isso eu amo as montanhas!

Sombra Pedra da Mina

Sombra da Pedra da Mina (2797m) sobre o Vale do Paraíba.

Curta e siga a Sertão

Conteúdo relacionado

Comentários

Tags:

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial