Trekking para todos

“O trekking sempre oferece algum grau de desafio e nos estimula a manter uma vida saudável e menos sedentária.” 

trekking na mantiqueira

Trekking, do africâner trek, significa uma caminhada longa, geralmente com duração de mais de um dia.

 

Hoje em dia o trekking já pode ser considerado um esporte complexo que envolve o uso de equipamentos especiais e técnicas de orientação e sobrevivência em ambientes naturais. Na prática, são excursionistas explorando trilhas e serras, cruzando desertos ou até pessoas sem grandes pretensões que querem aproveitar a beleza e a tranquilidade de uma caminhada no campo. Trekking e natureza são indissociáveis. É a forma mais antiga de locomoção e podemos pensar nas grandes migrações humanas do passado como os maiores trekkings já realizados!

 

Em mais de 20 anos praticando trekking e guiando grupos observei uma constante: quase não existem restrições ao trekking. Por mais selvagem e difícil que possa parecer, o trekking é uma caminhada e portanto todo mundo que está apto a caminhar pode fazer trekking!

 

Ao longo dos anos essa constatação foi se tornando cada vez mais evidente: pessoas com as mais variadas condições físicas conseguiram fazer travessias de montanhas e longas caminhadas. Via de regra, os fatores mais determinantes para o bom desempenho no trekking foram a motivação, a perseverança e a capacidade psicológica de lidar adversidades. Nas caminhadas pedagógicas com alunos de 14 a 18 anos isso fica sempre muito evidente.

Trekking na Serra Fina

Outro ponto interessante, e que faz o trekking ser semelhante à vida, é a necessidade de orientação, de conhecer o caminho, o que muitas vezes se torna o principal desafio da caminhada.

 

Assim, o trekking sempre oferece algum grau de desafio e nos estimula a manter uma vida saudável e menos sedentária. Esse é um dos meus objetivos como guia de trekking: proporcionar esse desafio ao maior número de pessoas de modo a fazê-las sentir a enorme força e potencial que têm guardados no fundo da alma e levar essa força para a vida.

 

E então, vamos caminhar? Veja nosso roteiro de trekking iniciante (clique aqui)

Curta e siga a Sertão

Conteúdo relacionado

Comentários

Tags:

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial